Bem-vindo(a) à Junta de Freguesia do Bonfim!
Siga-nos em

Casa Reparada... Vida Melhorada


Partilhe nas redes sociais:

Existem na freguesia do Bonfim centenas de habitações com níveis de degradação completamente inibidor de um mínimo de dignidade humana para os seus habitantes.
 
A maior parte dessas habitações estão integradas em ilhas que, nesta freguesia, se constituem ainda numa considerável parcela do nosso parque habitacional.

Na sua esmagadora maioria essas ilhas não cumprem inclusivamente requisitos legais, desde logo e nomeadamente, no que se refere às exigências mínimas de salubridade. 
 
Entretanto, embora muitos dos residentes desses espaços se sintam integrados e parte integrante dessas comunidades, são as carências de natureza económica que prevalecem como impedimento para que esses moradores procurem alternativas de habitação.

Neste enquadramento, a Junta de Freguesia do Bonfim, no âmbito da sua responsabilidade social, entendeu dever promover as condições necessárias para, num quadro legal, poder contribuir para minimizar o maior número possível dos casos mais flagrantes de degradação habitacional em casas de pessoas carenciadas.
 
Dadas as naturais limitações de recursos da Junta para o efeito, a concretização dessa vontade só se tornou realidade dada a compreensão, colaboração e participação das seguintes instituições:
- Câmara Municipal do Porto (Via Domus Social);
- Águas do Porto; 
- Tintas CIN.
 
Estamos certos de que no decurso deste programa viremos ainda a conseguir apoios significativos por parte de outras instituições e/ou empresas.
 
Foi constituída pela Junta e mobilizada para este programa uma equipa multidisciplinar de trabalhadores da área da construção civil, também neste aspeto, com a preocupação de promover a inserção de pessoas em risco de exclusão.
 
O que nos propomos objetivamente neste programa é MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA de cidadãos da freguesia através da REPARAÇÃO das suas CASAS, corrigindo exclusivamente as deficiências que impedem o conforto mínimo exigível para os respetivos moradores. 
 
Temos absoluta consciência de que não resolveremos todos os problemas desta área de intervenção, tal é a respetiva dimensão, mas o empenhamento da Junta neste programa dá-nos a certeza de contribuir decisivamente para uma mais elevada qualidade de vida de cidadãos e cumprir, também por essa via, a missão de uma Junta de Freguesia no campo da Coesão Social.

Município do Porto
Junta do bonfim
Metro do porto
Polícia de Segurança Pública
Segurança Social
CTT - Correios de Portugal S. A.
Farmácias Portuguesas
Autoridade Tributária e Aduaneira

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par das novidades da sua Freguesia!