Junta de Freguesia do Bonfim


Junta de Freguesia de Bonfim
Junta de Freguesia do Bonfim
Fontanário no SMAS
Pires de Lima
Combatentes
AvCombatentes
jardim Paulo Valada
Jardim Paulo Vallada
Junta de Freguesia de Bonfim
Arca d'Água na Estação do Metro 24 de Agosto
título da imagem
Jardim das Águas do Porto
jardim
Praça Dr. Francisco de Sá Carneiro

COESÃO SOCIAL

Alda Regina Silva Pena 

Considerando as atuais condições de enorme vulnerabilidade económica e social que o país enfrenta, a Coesão Social terá que assumir a nossa principal e prioritária preocupação.
Todos reconhecemos que a crise prolongada que vivemos, vem a afetar, de forma infelizmente crescente, camadas de população anteriormente situadas numa zona de relativa estabilidade económica e social. 
Os efeitos da crise afetam transversalmente as diferentes camadas da população obrigando, por isso, a mobilizar a nossa atenção para as situações de exclusão e carência, independentemente do respetivo escalão geracional.
Entendemos como imperioso para uma ação social positiva e o mais abrangente possível o estabelecimento de ligações próximas e coordenadas com todas as instituições e associações devotadas às diferentes áreas de intervenção social e solidária.
Nesse sentido, para além da prática de um contacto individualizado com cada uma das associações e instituições, fomentaremos também, complementarmente, a criação da Comissão Social de Freguesia, como veículo privilegiado de debate, coordenação e ação, procurando assim assegurar a maior proximidade com a população mais necessitada. 
As preocupações na área da Coesão Social não deverão porém limitar-se à prestação dos apoios requeridos pelas situações sinalizadas com maior grau de emergência, como se a respetiva resolução, mais ou menos pontual, se constitui-se na solução do problema.
Entende-se assim que a este pelouro compete ainda, em estreita ligação com os pelouros da Educação, Cultura e Lazer, do Emprego, Formação e Empreendorismo e do Desporto, fomentar e articular ações de incentivo ao associativismo e à qualificação da população no sentido da reintegração e inclusão social.
 
Contacto:
ap@jfbonfim.pt