Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/vw4o5fxp/public_html/sgc/Lib/Langs/lang.class.php on line 31
Junta de Freguesia do Bonfim | Power Code - Reconversão Profissional de públicos desfavorecidos
Bem-vindo(a) à Junta de Freguesia do Bonfim!
Siga-nos em

Power Code - Reconversão Profissional de públicos desfavorecidos


  • 24 fevereiro 2020

Partilhe nas redes sociais:

O “Power Code” é um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências em programação que visa promover a capacitação em linguagens de programação informática, tendo em vista a reconversão profissional de públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET (não integrados em emprego, educação ou formação) e desempregados de longa duração.

É uma iniciativa do Município do Porto, promovida no âmbito do Programa Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA).

O programa “Power Code” consiste num processo de capacitação inovador, de natureza intensiva (durante 4 meses), através do qual 15 participantes serão capacitados em bases de código e programação, essenciais para se tornarem programadores qualificados e capazes de (re)ingressar no mercado de trabalho.

O programa de capacitação inclui também o apoio aos participantes na organização dos respetivos currículos, portefólios e outros documentos de apresentação, sendo igualmente traçados perfis individualizados para facilitar o matching entre os participantes e os potenciais empregadores.

Pretende-se, desta forma, potenciar o (re)ingresso profissional de jovens em situação NEET e de desempregados de longa duração, numa área profissional onde existem necessidades reais e que apresenta um forte potencial de empregabilidade.

Adicionalmente, serão criados estágios “on the job” para os participantes, reforçando as condições para a sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Aos participantes que obtenham as melhores classificações no final da capacitação, será oferecida a oportunidade de certificação oficial em softwares de programação de reconhecido valor no respetivo campo profissional.

Durante o mês de fevereiro e início de março, prevê-se o arranque do período de pré-inscrições e seleção de candidatos, estando o início do programa previsto para meados do mês de março ou início de abril (consoante decorra o processo de seleção).

O processo de seleção contemplará três momentos:

  1. validação dos critérios de acesso;
  2. uma prova de seleção, em que se avaliará a motivação dos candidatos e as suas soft skills – esta prova será realizada em modalidade coletiva, e terá lugar na Cidade das Profissões (Rua das Flores, 152-158) ou já nas instalações da entidade formadora;
  3. um assessment, em que serão avaliadas as competências técnicas dos candidatos – trata-se de uma prova individual a realizar nas instalações da entidade formadora.

Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos de acesso:

  • Jovens em situação NEET (até aos 29 anos) ou desempregados de longa duraçãoresidentes na cidade do Porto;
  • 12º ano;
  • Médios conhecimentos de Inglês (suficientes para acompanhar conteúdos cujo vocabulário técnico específico é exclusivamente em língua inglesa);
  • Capacidade para trabalhar em equipa;
  • Capacidade para receber e dar feedback;
  • Vontade de aprender coisas novas;
  • Ser humilde;
  • Não procrastinar;
  • Ter espírito de entre ajuda.

Para qualquer esclarecimento ou questão podem contactar-nos através do 223 392 360 ou cidadedasprofissoes@cm-porto.pt.

Estando em condições de fazer uma pré-seleção de potenciais participantes que preenchem os requisitos de acesso entre os vossos públicos, poderão fazer a sua inscrição através do linkhttps://forms.gle/2cUMtKsKbDB1zwT98.


Município do Porto
Junta do bonfim
Metro do porto
Polícia de Segurança Pública
Segurança Social
CTT - Correios de Portugal S. A.
Farmácias Portuguesas
Autoridade Tributária e Aduaneira

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par das novidades da sua Freguesia!