Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/vw4o5fxp/public_html/sgc/Lib/Langs/lang.class.php on line 31
Junta de Freguesia do Bonfim | Bonfim no Liberalismo - 200 anos
Bem-vindo(a) à Junta de Freguesia do Bonfim!
Siga-nos em

Bonfim no Liberalismo - 200 anos


  • 24 agosto 2020

Partilhe nas redes sociais:

No dia de hoje celebram-se os 200 Anos da Revolução Liberal de 1820, um marco importante do Porto para todo o País. Quando comemoramos o 24 de Agosto festejamos a liberdade. Muitos dos valores e ideais frutos desse evento e dessa época ainda hoje se repercutem, mesmo que com alterações, resultado do contexto social e histórico.

O movimento de 24 de Agosto deu início à entrada de Portugal na modernidade, através de uma Constituição (1822), passando a existir uma Monarquia Constitucional, com base numa lei que fixava os direitos e os deveres do Homem e do Cidadão. A sua importância é tal que a 1860, por edital camarário, viria a ser evocado na toponímia da cidade, na nossa querida Freguesia do Bonfim com a designação de «Campo 24 de Agosto».

A Freguesia do Bonfim foi severamente afetada pelos terríveis bombardeamentos que assolaram a cidade, não sendo surpreendente que, na sua toponímia, preserve cerca de 20 topónimos evocativos do liberalismo, como forma de conservar na memória, o que se perdeu e, fundamentalmente, o que se ganhou com o Liberalismo.

A Junta de Freguesia do Bonfim, reconhecendo a importância deste marco histórico, criou a iniciativa “Bonfim no Liberalismo”, que resulta na organização de um conjunto de atividades para relembrar e celebrar o que deste marco resultou. Assim, foi criado um logótipo alusivo e feita uma bandeira, hasteada a 04 de janeiro, tivemos a honra de receber o Professor Doutor Ribeiro da Silva que proporcionou uma belíssima conferência, seguindo-se uma exposição de artefactos alusivos, na Casa D’Artes do Bonfim, com inauguração a 16 de fevereiro do presente ano de 2020, eventos dos quais partilhamos algumas fotos no Facebook e na Galeria do nosso site.

Tantos outros estavam previstos, como uma conferência com o Professor Doutor Joel Cleto, um debate, entre outros, no entanto, tendo em consideração o Despacho 2836-A/2020 e o plano de contenção relativo ao COVID-19 e elaborado segundo instruções da Direção-Geral de Saúde (DGS), tiveram de ser cancelados, mas a memória… essa perdura… sempre!

No dia de ontem, em alusão ao 24 de agosto e aos 200 anos do liberalismo, promovemos um Passeio de Motas pela Freguesia do Bonfim, com uma caravana de cerca de 100 veículos, com as bandeiras da Freguesia do Bonfim e do Bonfim no Liberalismo presentes e ao vento, lembrando as liberdades conquistadas na época e as liberdades que hoje temos.

 

Fonte:
VASCONCELOS, Paulo Alexandre — A memória do liberalismo no espaço público do Porto (Santo Ildefonso, Bonfim e Campanhã). Omni Tempore. Atas dos Encontros da Primavera 2017. Volume 3 (2018). pp. 447-472. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/16257.pdf.

Dra. Maximina Girão Ribeiro (2020).


Município do Porto
Junta do bonfim
Metro do porto
Polícia de Segurança Pública
Segurança Social
CTT - Correios de Portugal S. A.
Farmácias Portuguesas
Autoridade Tributária e Aduaneira

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par das novidades da sua Freguesia!