Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/vw4o5fxp/public_html/sgc/Lib/Langs/lang.class.php on line 31
Junta de Freguesia do Bonfim | Última semana de teatro gratuito no 'Bonfim em Cena'
Bem-vindo(a) à Junta de Freguesia do Bonfim!
Siga-nos em

Última semana de teatro gratuito no 'Bonfim em Cena'


  • 19 fevereiro 2018

Partilhe nas redes sociais:

Encerra, esta semana, o III Ciclo de Teatro "Bonfim em Cena", com espetáculos e atividades para miúdos e graúdos.
 
Sexta-feira, dia 23 de fevereiro, pelas 21h30, o Ciclo de Teatro viaja até à Associação de Moradores da Lomba, onde será apresentado o concerto encenado "Lady & Macbeth", criado por Ana Luena, a partir de Macbeth de William Shakespeare.
 
Acontece “aqui” um singular itinerário pela cidade do Porto, em modo de revisitação, onde o tempo tem sido pródigo em tudo transformar e atenuar. Depois de vinte anos na direção artística da companhia Teatro Bruto, e após encenar É impossível viver, estreado no Rivoli Teatro Municipal em 2015, regresso à cidade para trabalhar e criar este objeto cénico que agora se apresenta Lady & Macbeth. Assim me movimento pelos lugares deste mapa criativo e pessoal, na sua estreia no Teatro do Bolhão da Academia Contemporânea do Espetáculo - a minha primeira escola, nas apresentações na Casa da Música - lugar onde tantas vezes trabalhei e que me suscitou este entusiasmo e curiosidade em criar e produzir projetos musicais, no Passos Manuel - onde outrora fui espectadora de cinema e que é agora um espaço incontornável da cidade, na rua 31 de Janeiro, no estúdio do Rui e do Sérgio, - onde compusemos os temas musicais num prédio tão característico do Porto que conheço, nas escadas e corredores do Mosteiro S. Bento da Vitória (TNSJ) - onde os nossos temas ressoaram durante os ensaios de cena. Nas ruas, nas esquinas, nos cafés, no armazém do Américo Castanheira repleto de adereços e cenários de outros tempos. Neste mesmo armazém vislumbro pedaços da história da vida teatral desta cidade a que pertenço irremediavelmente, apesar de outros caminhos traçados e desejados fora dela. Está tudo “aqui”, neste concerto encenado, onde me reencontro com esta equipa, para arriscar num projeto em que estamos ainda mais vinculados uns aos outros, onde a música é o motor da cena e onde a encenação e o texto são alavancas da composição musical, onde Lady Macbeth é Macbeth e Macbeth é Lady Macbeth. Um espelho onde me revejo e onde todos cabemos.

Direção artística e encenação Ana Luena a partir de Macbeth de William Shakespeare Direção musical Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima, Sérgio Martins Textos originais Daniel Jonas Dramaturgia Ana Luena e Daniel Jonas Desenho de luz Pedro Correia Cenografia Margarida Casanova Desenho de som Pedro Lima Composição musical e interpretação Micaela Cardoso, Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima, Sérgio Martins Assistência de encenação Cláudia Lázaro Figurinos Ana Luena Design gráfico Bernardo Bagulho Fotografia e vídeo Paulo Cunha Martins Construção do cenário ESAD Operação de maquinaria José Diogo Cunha Produção delegada Binomialsphere Associação
 
A tarde de sábado, dia 24 de fevereiro, será dedicada aos mais novos. O Teatro de Ferro preparou a Oficina de Construção e Manipulação "Os Extraterrestres". Esta atividade encontra-se com as inscrições esgotadas.
 
No inicio é distribuído a todos os participantes o mesmo material - o polietileno, que se apresenta sob a forma de um sólido geométrico simples - o cilindro. Com estes tubos de polietileno vamos construir marionetas tendencialmente não-antropomórficas. Trata-se de um exercício de imaginação e (re)invenção de um corpo. Este novo corpo dever ser concebido e construído de forma a estar preparado para viver no meio ambiente de um planeta distante.

Num primeiro momento, desenvolve-se com os participantes uma introdução ao imaginário relacionado com a vida noutros planetas. Neste processo, procura-se dar relevo à definição das características mais marcantes, aquelas que estão mais diretamente ligadas à forma de locomoção, aos hábitos alimentares, aos modos de comunicação e a outras funções essenciais dos (corpos) extraterrestres, imaginados pelos participantes.

O segundo momento é o da construção. Apresentados os materiais, as ferramentas e algumas técnicas e, claro está, os procedimentos de segurança, os participantes começam a construir, com o acompanhamento dos formadores, o seu extraterrestre. As relações entre forma e matéria, entre uma ideia e a sua concretização, são nesta fase do trabalho sempre surpreendentes, desafiantes e divertidas.

No terceiro momento, os inventores–construtores são agora atores-manipuladores. Parte-se para a apresentação individual de cada uma das criaturas. Através de um conjunto de técnicas de manipulação acessíveis, embora exigentes, cada participante conhece e dá a conhecer o seu extraterrestre.

Depois de uma grande festa interplanetária, os extraterrestres preferem ir para casa dos seus amigos construtores.

Conceito de Igor Gandra Formadores Carla Veloso e Eduardo Mendes
 
A edição deste ano do "Bonfim em Cena" termina no domingo, dia 25 de fevereiro, e culminará com a apresentação da peça "CAL", uma criação coletiva da PELE que conta com a participação de um grupo multigeracional de Bonfinenses. O espetáculo sobe ao palco do Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim pelas 16h00.
 
 
Paredes que ouvem … paredes vivas que contam histórias, camadas de cheiros e de sons sobrepostos pelo tempo perpetuados nos retratos de quem que habitou esse espaço e essa memória. Arquipélagos de vidas tecidas em corredores estreitos e becos sem saída, de quotidianos encolhidos num espaço sem segredos onde numa gaveta se faz cama, e onde os muros são porta e janela para dias curtos de horizonte. Diferentes gerações que se cruzam nas suas travessias diárias: nas esquinas, nas casas, nas árvores, no jardim … e se encontram na vontade de construir uma ilha onde “uns são todos” e não há (sem) sombras de arranha céus.

Este espetáculo é uma criação da PELE no âmbito do projeto “Retratos das Ilhas - Bonfim para além das fachadas” promovido pela Rede Inducar e financiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objetivo a promoção de espaços de participação e construção coletiva no sentido do reconhecimento das Ilhas enquanto património material e imaterial, através da fotografia participativa e do teatro comunitário.

Criação Coletiva Interpretação Adão Alves Vieira, Adelaide, Adriano Santos, Aires Queirós, Alzira Pimenta, Alzira Valente Soares, Américo Silva, Ana Costa, Ana Ferreira, Ana Paula Azevedo, Ana Pereira, Ana Rêgo, Anouck Plunian, António Henriques, Augusta Neves, Bárbara Melo, Beatriz Marques, Beatriz Monteiro, Bruno, Carolina Silva, Conceição Costa, Conceição Ramos, Cristina Silva, Eduarda Silva, Eva, Fátima Vieira, Gerson Costa, Hugo Nogueira, Iracema Oliveira, Irene Serafino, Isaac, Isabel, Lara Barros, Lara Donzília, Liliana Carvalho, Luana, Luciana Bastos, Ludovina Vieira, Márcio, Marco Gomes, Marco Rei, Maria do Céu Andrade, Maria Eugénia Coelho, Maria Jesus Carlos, Maria José Soares, Maria Manuel Silva, Maria Sameiro Costa, Marília Cunha, Mário Gomes, Ricardo Teixeira, Ricardo Gomes, Rúben Cunha, Serafim Silva, Sérgio Moreira, Sérgio Rodrigues, Sílvia Onofre, Soraia Carvalho, Vitória Silva, Wilson Santos Direção Artística Helena Oliveira e Maria João Mota Direção Musical Miguel Ramos Coordenação do Projeto/Produção Executiva Patrícia Costa, Rede Inducar Projeto financiado pelo Programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian
 
Todos os espetáculos são de entrada gratuita.
 
Consulte a programação do III Ciclo de Teatro "Bonfim em Cena", aqui.

Município do Porto
Junta do bonfim
Metro do porto
Polícia de Segurança Pública
Segurança Social
CTT - Correios de Portugal S. A.
Farmácias Portuguesas
Autoridade Tributária e Aduaneira

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par das novidades da sua Freguesia!