Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/vw4o5fxp/public_html/sgc/Lib/Langs/lang.class.php on line 31
Junta de Freguesia do Bonfim | Igrejas
Bem-vindo(a) à Junta de Freguesia do Bonfim!
Siga-nos em

IGREJAS

Capela de Montebelo

A Festa de Nossa Senhora do Porto, na capela de Montebelo, uma tradição com várias décadas na paróquia do Bonfim.

As festividades têm o seu ponto alto no domingo de Setembro , com a celebração de uma Eucaristia solene, e com a realização da procissão.

A festa em honra da Nossa Senhora do Porto é uma das mais antigas festividades.

R. Dr. Joaquim Urbano s/n (Capela) 4350-260 Porto

 

Igreja das Antas

A 13 de Junho de 1938, por decreto episcopal de D. António Augusto de Castro Meireles, era criada a Paróquia de Santo António das Antas, cujo primeiro Pároco foi o Padre Crispim Gomes Leite.

É a festa do Padroeiro, Santo António, que ano após ano, se celebra no dia 13 de Junho.

Rua Santo António das Antas, 15 4200 - 483 PORTO

225021006 | geral@paroquia-antas.pt

 

Igreja do Bonfim

Dedicada ao Senhor do Bonfim e da Boa - Morte, foi edificada entre os anos de 1874 e 1894, em substituição de uma capela que no local existia desde 1786.

A escadaria actual foi construída entre 1805 e 1813, quando já existia a segunda capela.

A frontaria, lateralmente rematada pelas duas torres sineiras, reveste certa grandiosidade de proporções, não obstante a singeleza decorativa.

No cemitério, a norte da igreja, há dois cruzeiros de granito, ali colocados em 1869. Um deles é talvez do séc. XV e representa o Senhor da Consolação. Provém da Ramadinha, junto ao Jardim de S. Lázaro. O outro parece seiscentista e tem a particularidade do Crucificado estar com os pés afastados e não sobrepostos. Esteve na Rua do Poço das Patas, no ponto em que principiava a via sacra que concluía na cruz do Bonfim

Rua Monte do Bonfim, n.º 72, 4300-350 Porto

225 899 690 | 964 931 404 | paroquiadobonfim@gmail.com

 

Capela de S. Crispim- Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano

A antiga morada de sede da Irmandade do Ofício de Sapateiros e Trabalhadores de Couro, fundada no século XIII, na cidade do Porto, situava-se no extinto Largo de S. Crispim, no princípio das ruas de S. Ana e da Biquinha, junto do actual Largo de S. Domingos, tendo sido aí construído o Hospital dos Palmeiros pelos Beneméritos da Irmandade, Martim Barreiros e sua esposa Joana Martins que fizeram doação dos seus bens à Irmandade, como consta de um pergaminho datado do ano de 1345 e que felizmente, ainda hoje se conserva nos arquivos desta Irmandade.

Muito mais tarde, para a abertura da Rua Mouzinho da Silveira, em 1875, o Hospital dos Palmeiros foi demolido, tendo a Câmara Municipal do Porto pago à Irmandade a quantia de 19.800 reis e um terreno, no Lugar da Póvoa de Cima, agora denominado por Praça da Rainha Dona Amélia (entre as ruas de Santo Isidro e Latino Coelho), situando-se na actual Rua de Santos Pousada, na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, para aí ser reconstruída a Igreja e construído o edifício sede da actual Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano.

Esta igreja em honra dos dois irmãos (S. Crispim e S. Crispiniano) foi benzida no ano de 1878. É uma igreja muito bonita e muito simples, de nave única, com modestos mas bem proporcionados altares em estilo neoclássico e sem enxertos posteriores.

Tem quatro imagens e um Cristo de apreciável valor, bem como alguns quadros e duas tábuas de missas e de indulgências que eram da antiga igreja. O edifício contíguo à Igreja é dotado de uma ampla sacristia e sala de sessões da mesa administrativa da Irmandade no rés-do-chão, residência do Reitor, Heitor Vieira Pinto, e acesso ao Coro no primeiro andar.

Foi construído, recentemente, um auditório com 150 lugares, com salas de apoio e acesso para o exterior para uma rua lateral. Valores Culturais: é sobretudo de grande valor o arquivo documental da Irmandade, com praticamente todos os livros desde o século XVII, livros de tombo, registo de propriedades, doações, contas, fotos, etc..

Muito importantes são, sobretudo, alguns pergaminhos do século XVI e o “compromisso da Irmandade do Ofício de Sapateiro”, com 24 folhas de pergaminho e iluminuras, datado de 20 de Setembro de 1592, que é considerado como o primeiro estatuto duma instituição corporativa na cidade do Porto. Festas: a dos padroeiros de S. Crispim e de S. Crispiniano, no domingo mais próximo do dia 25 de Outubro.

A actual igreja bem como toda a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano está afecto à comunidade pastoral da paróquia canónica da Senhora da Conceição, situada na Praça Marquês do Pombal, na cidade do Porto.

Rua de Santos Pousada, 1087, 4000-489 Porto

 

Capela de Nossa Senhora da Saúde

Rua do Heroísmo, 4300-225  Porto

 

Capela da Senhora da Conceição

Praça do Marquês de Pombal, 111 - 4000-391 Porto

22 507 21 90‎

 

Igreja Adventista do 7º dia

R. Ferreira Cardoso, 103 – 4300-198 Porto

 

Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Rocha Eterna - Porto

Rua do Bonfim 106, 4300-066 Porto

913 109 550

Município do Porto
Junta do bonfim
Metro do porto
Polícia de Segurança Pública
Segurança Social
CTT - Correios de Portugal S. A.
Farmácias Portuguesas
Autoridade Tributária e Aduaneira

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par das novidades da sua Freguesia!